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O2O: a solução que adapta o seu negócio às transformações do mercado

Data da publicação: 26/02/2024

Homem branco, procurando informações de produto de loja física em ambiente virtual

Se você tem um negócio, já percebeu que o comportamento dos consumidores está em constante mudança.

Hoje em dia, por exemplo, o mundo está muito mais conectado. Estamos online constantemente, seja trabalhando ou navegando pelas redes sociais. É até mesmo difícil pensar em um momento em que estamos completamente offline, não é mesmo?

Isso gera uma grande necessidade em realizar todas as atividades possíveis de forma digital.

Seja por praticidade ou comodidade, até mesmo tarefas que antes eram mais tradicionais, atualmente podem ser realizadas no universo online. E para garantir o sucesso do seu empreendimento, é preciso se adaptar a essas transformações para oferecer a experiência que seu público busca.

Com a estratégia O2O, fica muito mais fácil realizar essa tarefa!

O2O? O que é isso?

Desenho de duas mulheres coordenando a transformação de produtos e serviços do mundo offline para o mundo online

Você provavelmente deve estar se perguntando o que é essa estratégia, certo? Não se preocupe: vamos esclarecer tudo neste artigo.

Com origem chinesa, a técnica O2O busca trazer produtos e serviços normalmente encontrados no mundo offline para o mundo online. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do cliente, que se torna muito mais eficiente e satisfatória.

Pense no Uber: antes, para chamar um motorista, tínhamos que ligar para a central de táxis ou então tentar a sorte na rua. Complicado e nada prático, né? Agora, com o aplicativo, é possível solicitar a sua corrida com mais segurança e facilidade, com estimativa de preço e até mesmo de tempo. Tudo isso na palma de nossas mãos.

Assim, trazemos um serviço que será realizado de forma offline para o universo online!

E como adaptar o meu negócio a essa nova realidade?

Desenho de mulher no meio físico comprando em uma loja online através de totem de autoatendimento

Demos um exemplo conhecido e, atualmente, até mesmo óbvio. Mas existem alguns negócios que possuem maior dificuldade em se adequar a esse novo universo. Felizmente, hoje em dia existem empresas especializadas em tecnologia, que são capazes de facilitar essa transição.

Entre 2011 e 2014, por exemplo, a Onebrain participou do desenvolvimento do iFood, o maior aplicativo de delivery do Brasil. Esse trabalho possibilitou a inserção de diferentes estabelecimentos no mundo online, o que inclui restaurantes, supermercados e outros empreendimentos de conveniência.

Ao mesmo tempo, sites como o Airbnb facilitaram o aluguel de casas e apartamentos; o Groupon viabilizou a venda promocional de uma série de serviços; plataformas de streaming aumentaram o acesso a filmes e séries, entre outros.

Além disso, muitas lojas físicas incrementam o seu serviço ao migrarem para o mundo online por meio dos famosos marketplaces. Dessa forma, aumentam a sua gama de clientes, assim como a sua exposição. Afinal, se você não está na internet, será que você realmente existe?

Como 2020 contribuiu para o crescimento do O2O?

Desenho de um homem marcando a passagem de tempo, através de calendário e aplicativo

Deu para perceber que o mundo é digital, né? Mas a expansão não para por aí…

Por conta das medidas de isolamento social impostas para o combate à covid-19, em 2020, muitos empreendimentos foram obrigados a mudar as suas estratégias. Nesse cenário, a técnica O2O ganhou ainda mais importância.

De acordo com dados da App Annie, no segundo trimestre do ano, o tempo gasto em aplicativos móveis cresceu 40%, assim como os gastos realizados nos programas. Isso mostra que se antes havia um uso esporádico de soluções O2O, no ano da pandemia, este se tornou o principal método de aquisição de produtos e serviços.

E a tendência é que esses números continuem a aumentar: agora, as pessoas estão acostumadas com um mundo prático, moderno e totalmente online. Mesmo quando tudo voltar ao normal, tais recursos ainda serão amplamente utilizados.

Vai perder essa oportunidade?

Desenho de três pessoas transferindo soluções do mundo físico para o digital

Torna-se cada vez mais necessário marcar presença no mundo digital. Os negócios que se recusam a participar dessa evolução logo se tornam obsoletos. Por isso, esse é o momento mais indicado para sair na frente dos concorrentes.

onebrain é um estúdio de códigos que está atento às necessidades do mercado e busca sempre auxiliar seus clientes a navegarem pelo mundo da Tecnologia da Informação com os melhores recursos possíveis. Aqui, você encontra um time alinhado e empenhado em garantir o sucesso de seu negócio.

O iFood é apenas um exemplo de nosso trabalho, mas já atuamos com nomes grandes como Unilever e Salesforce, por exemplo. E você pode ser o próximo! Entre em contato com a gente. Juntos, vamos navegar por um universo cheio de possibilidades.

O2O

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