• Tecnologias

Quanto tempo demora para criar um aplicativo do zero?

Data da publicação: 26/02/2024

Lâmpada acesa em destaque e no fundo grupo de funcionários desfocados decidindo a criação de aplicativo

Você sabia que existem cerca de 12.700 startups no Brasil? O dado foi divulgado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em 2020. Então, a probabilidade de que esse número já tenha crescido é bastante alta. E para se destacar em um mercado tão competitivo, muitos empreendedores apostam na criação de um aplicativo.

Não entendeu a relação? Vamos te explicar!

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Estudos mostram que mais da metade dos brasileiros possuem um smartphone. Isso quer dizer que marcar presença online não é uma opção, mas sim uma obrigação para todos os negócios.

Mas startups são conhecidas justamente por sua inovação tecnologia. Por isso, elas possuem uma missão que vai além: não basta estar inserida nesse universo, é preciso saber como aproveitá-la ao máximo. Mais do que isso: muitas delas precisam de um aplicativo para ofertar seus serviços e garantir seu espaço no mercado.

Então, como dar o pontapé inicial nessa tarefa? Como criar um aplicativo do zero? Quais são as principais etapas? Quanto tempo esse trabalho demora? É o que vamos descobrir!

As principais etapas no desenvolvimento de um aplicativo

Podemos separar a atividade de criar um aplicativo em duas grandes etapas: a conceitual e a técnica.

Na primeira, é preciso trabalhar a concepção do seu app. Qual objetivo você pretende alcançar com ele? E o público-alvo? Em qual plataforma você quer disponibilizá-lo? E, é claro: quais serão os recursos oferecidos por ele?

Ter essas respostas bem definidas e esclarecidas é importante para avançarmos para a próxima fase: a técnica. A partir desse momento, vamos envolver os especialistas em códigos. Esse trabalho é dividido em quatro estágios:

  • Planejamento e design

Sabe todos os elementos que você abordou por meio das perguntas acima? Eles serão refinados por meio do planejamento técnico. Nessa fase, os profissionais irão analisar todas as informações para criar o escopo do projeto.

Aqui, o protótipo do seu aplicativo também é desenvolvido. Neste momento, o design entra em ação. A experiência do usuário (muito conhecida também pela sigla UX) passa a ter grande importância: todo o desenvolvimento tem o usuário como protagonista e o design é focado em solucionar suas vontades, dores e necessidades.

Por isso, o seu aplicativo será funcional, agradável aos olhos e, é claro, intuitivo: isso facilita a navegação, o que garante satisfação de quem o acessa.

  • Desenvolvimento

Com o protótipo definido e aprovado, partimos para a fase do desenvolvimento. Esse é o momento mais técnico do projeto, mas também a mais empolgante: é a partir desse momento que o seu aplicativo vai sair do papel e ganhar vida!

Porém, por ser uma fase bastante complexa, também é uma das mais demoradas. Por isso, é importante ter paciência e a certeza de que a etapa anterior foi concluída com sucesso. Afinal, refações acarretam em custos extras e maior tempo de espera.

  • Testes

Com as duas etapas anteriores concluídas e aprovadas, é hora de realizar os testes. Esta é uma fase muito importante, já que é a partir dela que é possível realizar melhorias e verificar o nível de satisfação das pessoas em relação ao aplicativo.

Durante o desenvolvimento do aplicativo, testes unitários e de integração já foram realizados, mas é importante checar e corrigir bugs que podem ter passado despercebidos. Assim, é possível garantir um lançamento de sucesso, que é a nossa próxima etapa!

  • Lançamento

Passada a fase de testes, é hora de colocar o seu aplicativo no mercado! Para isso, é realizada a publicação do serviço em plataformas próprias, como a Apple Store e Google Play.

Essa etapa pode parecer bastante fácil e prática, porém, lojas como as citadas acima possuem critérios rígidos de avaliação. É por isso que é tão importante contar com um lab de inovação experiente, dessa forma, você tem a certeza de que todos os passos foram realizados de acordo com as exigências das plataformas, o que evita imprevistos e atrasos na finalização do projeto.

Mesmo assim, tenha em mente que pode demorar um pouco para que o processo seja finalizado.

E quanto tempo tudo isso demora?

Agora que você já conhece todas as etapas relacionadas à criação de um aplicativo, deve estar se perguntando quanto tempo tudo isso demora, certo? E a resposta é: depende.

complexidade objetivos do projeto são fatores que influenciam fortemente nessa questão. Um aplicativo mais simples pode ser lançado entre 2 e 4 meses, enquanto um mais completo pode demorar até um ano. Tudo depende do que você pretende fazer.

Além disso, você precisa ter em mente que após o lançamento, o aplicativo ainda precisará de atualizações, correções e suporte. É um projeto a longo prazo, que se torna mais assertivo com o auxílio de um parceiro forte e capaz de realizar todas essas etapas com sucesso.

E quais são os custos?

Em primeiro lugar, é preciso saber que esse tipo de trabalho normalmente é cobrado por um banco de horas. E um app pode demorar de 200 até 1.000 horas para ser concluído. Ou seja, o valor pode variar muito.

O melhor a se fazer é procurar por um parceiro de confiança, que além de fornecer informações mais concretas, vai te auxiliar em todo o processo e garantir o sucesso do seu aplicativo. E se você está preocupado com o orçamento apertado, saiba que é normal: várias startups passam por essa mesma dificuldade.

O importante, nesse momento, é saber priorizar as suas necessidades. Em um infográfico gratuito, mostramos como sua startup pode alcançar todo o seu potencial por meio da Tecnologia da Informação. Não deixe de conferir!

Outros insights

Veja todos